Consciência Humana: que tal hoje?

Cover Your Tracks – A Boy And His Kite

Hoje, pra quem não sabe, é o Dia da Consciência Negra. Acho que o simples fato de esse dia existir já é um grande passo dado. Entretanto, é bom lembrar que o mundo não é separado apenas entre “negros e brancos”. Durante muito, muito tempo, eu sei, o sofrimento dos negros era o que fornecia conforto a certos brancos. E disso vieram consequências que se refletem até hoje como, por exemplo, as cotas. Discordo totalmente de toda essa situação histórica e quem me conhece sabe que isso é algo que me deixa indignada desde sempre (agora, como dizia minha professora de História: o restante serão cenas dos próximos capítulos).

Enfim, motivo de discussão aqui é que a multiplicidade humana é muito maior que uma simples divisão pode mostrar. Aliás, por quê mesmo nos dividimos por cores? O comentário que li há pouco nesse post do Facebook resume exatamente aquilo que eu quero expressar faz muito tempo, porém sem as palavras certas: “Que tal trocar ‘Consciência Negra’ por ‘Consciência Humana’?” 

E aí?

Update: hoje, lendo essa postagem, me deparei com um vídeo do Morgan Freeman que simplesmente traduz toda a ideia central daqui. Ele é antigo, de 7 anos atrás, mas vale muito a pena assistir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s