Un besito!

Na calçada, próximos à fila do cine 6D, eu e mais uma turma conversávamos. Uma das mais movimentadas cidades litorâneas do Rio Grande do Sul estava tomada pelos nossos hermanos de tal forma que, sem exageros, posso afirmar que não é possível especificar se ouvi mais gente falando Português ou Espanhol durante todo o período em que estive lá. Na verdade, isso já era meio previsível se julgássemos pelo número de ultrapassagens de carros com placa preta (argentinos) que tivemos na estrada, durante a vinda pra cá. Chegamos a contar, por passatempo, quantos passavam, já que o número era bem superior aos de placa branca (brasileiros).

Pois bem, eis que uma argentina, com dois filhos pequenos de uns 3 anos mais ou menos, apareceu ao nosso lado e nos perguntou tão rapidamente se estávamos na fila que, no meu nem tão bom Espanhol só entendi o que ela quis dizer porque interpretei os gestos.

“No, no.” foi o que respondi, abrindo espaço.

Como é de se imaginar, as crianças eram fofas demais. Falando em espanhol, então… Não resisti. Nem minha mãe, haha.

“Que amorzinho” disse minha mãe.

O pequeno niño, então, olhou pra minha mãe e mandou um beijinho. Como eu queria ter filmado aquela cena! Tão rápido e tão espontâneo que eu tive que rir. E ri alto. Por longos minutos.

“¿Cuál es tu nombre?”, perguntei.

“¿Cómo de llamas?”, a mãe dele perguntou a ele, tentando me ajudar.

“Augusto”, ele respondeu, um pouco tímido.

Mais do que surpresa, olhei pra minha mãe e pro meu irmão. Augusto? Quais as chances de encontrar, no Brasil, um argentino com o mesmo nome do meu irmão?

“Ello también se llama Augusto, ¿sabía?”, respondi, apontando pro meu irmão.

Depois disso minha mãe e a mãe argentina terminaram a rápida conversa num portunhol que só quem vive uma experiência dessas sabe como é.

Nos afastamos e os fofos hermanos argentinos (sim, eram irmãos. E acho que eram gêmeos) nos abanavam, dando “tchau” em Português. E a lembrança, com direito a voz, gestos e risadas, foi o que ficou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s